quinta-feira, 16 de julho de 2009

Presente de 15 anos...

O texto abaixo, escrevi para presentear alguém próximo que completava 15 anos. Não imagino que estas palavras substituam uma jóia ou um "presente maneiro". De qualquer forma, expressa muito do que penso. São conselhos que, no auge dos meus 35 anos, daria a qualquer pessoa que está completando 15! E, por este motivo, decidi compartilhá-lo.


Acho que tenho que por obrigação começar me desculpando pela falta de treino: não lembro a última vez que tive a missão de escrever para alguém no auge de sua adolescência! Mas, com certeza, vão aí alguns longos anos sem qualquer tentativa!

Não pense que isso é coisa de velho! Não sou e nem me sinto assim! E nunca duvide: a idade está na cabeça das pessoas. Conheço velhos de 20 anos e um monte de jovem de 60! Alguém já falou que não se deixa de sonhar quando se envelhece mas, ao contrário, envelhece quem deixa de sonhar. E eu, assim como você também, tenho um monte de planos e projetos a realizar.

O que os anos adicionam a cada um de nós são as experiências. E essas sim, são valiosas! Acredito que o sonho de consumo de qualquer ser humano seria ter o “gás” dos 20 anos com as experiências acumuladas dos 40!

Estou insistindo no tema “tempo” pois daqui alguns poucos anos você verá que esse é o mais importante ativo que administraremos na vida! Aos 15 anos, a impressão de ainda ter todo o tempo do mundo pela frente, nos faz acreditar que somos invencíveis. Queremos tudo ao mesmo tempo agora! A negativa dos pais para uma saída de sábado é quase o fim do mundo! Mesmo sabendo que centenas de outros sábados ainda virão pela frente, a nossa certeza é que tudo ia acontecer naquele! Aposto que sabe do que estou falando! Essa sensação de que o tempo é ilimitado e mesmo assim efêmero, junto com a ebulição dos hormônios que acontece justamente nesta fase, é quase uma mistura explosiva. Mesmo tendo um monte de tempo pela frente, tudo acontece num ritmo frenético! Numa mesma semana somos capazes de nos apaixonar e desgostar; ser melhores amigos, inimigos para sempre e de novo melhores amigos; pensar em fugir de casa e jurar que somos incapazes de algum dia viver longe de nossas famílias... é por isso que só quem tem essa idade é capaz de entender seu semelhante!!!

Mas o tempo é o principal responsável por nossas escolhas. É ele quem melhor nos ensina que, na vida, tudo é uma relação de troca. Você poderia estar fazendo dezenas de outras coisas neste instante em que está lendo esta tentativa de texto bem estruturado! Você escolheu lê-lo e, para isso, certamente abriu mão de fazer outra coisa. A vida inteira é assim... e, tenha certeza, quanto mais experientes ficamos, maior é a necessidade de se fazer estas escolhas. Mas não acho que seja hora para tentar entender isso!!!

A mensagem mais importante que gostaria de deixá-la também tem haver com o tempo. Viva intensamente essa fase que é única em nossas vidas e decisiva para a formação do indivíduo que seremos no futuro. Qualquer besteira que fazemos nesta idade pode não ter grande importância neste momento mas certamente nos fará falta daqui há alguns anos. O tempo sempre nos cobra um preço! Isso vale para tudo: da escolha das nossas companhias ao empenho nos estudos. Mas nunca esqueça de que a vida está apenas começando e que muitas oportunidades ainda virão. Não queira viver tudo agora pois o grande barato da vida é descobrir as coisas aos poucos, com a maturidade necessária para entender cada acontecimento e suas conseqüências. Não queira tornar-se um adulto de 15 anos para que aos 30 não esteja em busca do que perdeu na adolescência. Não queria entender tudo agora ou que tudo tenha uma explicação lógica: seja, sempre, razão e coração! Essa é uma fase de descoberta mas, mesmo velhinhos, ainda teremos muitas coisas a descobrir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário